As eleições das fake news: como combater a desinformação com a educação

Teatro Cásper Líbero

2 de agosto de 2018 (quinta)

19h às 22h30

Quais os impactos que as Fake News irão gerar nas eleições 2018? No dia 2 de agosto a Faculdade é palco do bate-papo sobre “As eleições das fake News: como combater a desinformação com a educação” que irá trazer exatamente essa discussão.

A poucos meses das eleições no Brasil, o maior desafio é compreender como as notícias falsas atingem e se deixam influenciar pela internet. Segundo levantamento do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas para o Acesso à Informação da Universidade de São Paulo (USP), cerca de 12 milhões de pessoas compartilharam fake news no Brasil em junho deste ano. O levantamento, que monitorou 500 páginas digitais de conteúdo político falso ou distorcido, indica que tais notícias têm potencial para alcançar grande parte da população brasileira se considerada a média de 200 seguidores por usuário.

Será que estamos preparados para lidar com fake news, bots e perfis falsos? Hoje, considera-se que o Whatsapp venha ser a mais problemática das redes sociais quando se fala em desinformação. Quando as mensagens circulam diretamente entre pessoas, e não num ciberespaço público, não existe um regulador dessas mensagens que possa classificar o que é verdadeiro ou não.

É por isso que o melhor caminho para combater as notícias falsas é a educação, transparência e o exercício de checagem de fatos,  temáticas que serão discutidas e incentivadas por Rodrigo Ratier, Leonardo Sakamoto e Ivan Paganotti, convidados para compor o evento.

Profissionais de comunicação, alunos da Faculdade Cásper Líbero e demais interessados pelo tema.

Inscrições: Envie previamente um e-mail com seu nome completo, RG e RA/Turma (caso seja aluno) para [email protected]. Feito isto, aguarde a confirmação de sua inscrição