13º Interprogramas Cásper Pesquisa

Inscrições encerradas. Para mais informações envie um e-mail para [email protected] ou ligue para 3170-5910 / 3170-5911

Informações gerais

Faculdade Cásper Líbero
Data

11 de abril de 2019 - Sala Aloysio Biondi

12 e 13 de abril de 2019 - Salas de Aula (5º andar)

Horários

11 de abril de 2019 - 19h às 22h30

12 e 13 de abril de 2019 - 9h às 12h / 14h30 às 17h30

Descrição

O 13º Interprogramas Cásper Pesquisa, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Faculdade Cásper Líbero, dá continuidade às doze edições do Interprogramas de Mestrado em Comunicação, ampliando, contudo, o seu alcance em termos de participação de pós-graduandos.

Os objetivos são proporcionar espaço para a apresentação de trabalhos de pesquisadores de iniciação científica da Cásper Líbero, mestrandos, mestres, doutorandos e recém doutores de todo Brasil, incentivar o exercício de produção e discussão acadêmicas e ampliar as possibilidades de diálogo entre discentes e docentes da Cásper Líbero com seus colegas de outros programas.

A Conferência de Abertura que dará início à programação do evento será realizada na noite do dia 11 de Abril, quinta – feira, e terá a presença de Ana Carolina Rocha Temer, professora doutora da Universidade Federal de Goiás, que irá conduzir um diálogo a respeito do tema “"Liberdade de imprensa e democracia no país da Lava-jato".

 

Para participar é necessário enviar um e-mail com seus dados (nome completo, telefone, RG e mesa de interesse) para [email protected]

 

Confira, abaixo, a programação completa do evento!

 

13° INTERPROGRAMAS CÁSPER PESQUISA

 

AULA MAGNA - QUINTA-FEIRA À NOITE

"Liberdade de imprensa e democracia no país da Lava-jato"

Aula Magna da prof. Ana Carolina Rocha Pessôa Temer, da Universidade Federal de Goiás.

 

GT1 – Jornalismo Contemporâneo: Práticas para a Emancipação Social na Cultura Tecnológica

Coordenadora: Marli dos Santos

 

MESA 1 – SEXTA  (MANHÃ - 9h) 

Debatedor: Mônica Caprino

 

Jornalismo literário em sala de aula: ferramenta didática para o ensino médio
Bruno Ravanelli Pessa

Entre a identificação profissional e o desalento: os sentidos do ser jornalista para egressos da Universidade Federal do Ceará
Naiana Rodrigues da Silva

Política migratória no Brasil: uma análise sobre enquadramento na mídia
Rachel de Rosso Buzzoni

“Meu nome não é mãe”: Um estudo dos discursos sobre maternidade no jornalismo feminista da Revista AzMina
Martha Alvarez Lopes Makita

 

MESA 2 – SEXTA (TARDE - 14h)

Debatedor: Francisco de Assis

 

O papel das TICs na organização do trabalho de arranjos alternativos de mídia
João Augusto Moliani, Ana Flávia Marques e Jamir Kinoshita

Imprensa Alternativa: conceito e práticas jornalística
Ana Flávia Marques da Silva

As estatísticas na Comunicação: possibilidades e etapas da constituição do acontecimento
Kelly De Conti Rodrigues

A influência do público nas práticas jornalísticas das mídias digitais independentes
Matheus Cestari Cunha e Marcelo Hoefling Padula

Jornalismo líquido: as teorias de Bauman aplicadas às narrativas jornalísticas especializadas
Sergio Robinson Quintanilha

 

MESA 3 – SÁBADO (MANHÃ - 9h)

Debatedor: Carlos Ferreira Junior

 

O jornalismo literário nas pesquisas científicas: uma análise das publicações no Portal Capes e no Google Acadêmico em 2018
Bruna Emy Camargo

Espírito do tempo, o jornalista e o cinema: uma estudo sobre Cidadão Kane sob a ótica do Zeitgeist
Antonio Luigi Guercio Martini

Teoria da Informação, crack, usuários e Cracolândia. Contribuições do jornal Folha de S. Paulo para construção de significações a partir do caso Marion Barry
Cristiano Rodrigues da Mota

A produção de conteúdo midiático no jornalismo: construindo narrativas
Julia de Andrade Longo

Séries jornalísticas da TV aberta Brasileira
Sonia Regina Soares da Cunha

 

GT2 – Comunicação e Sociedade do Espetáculo

Coordenador: Cláudio Novaes Pinto Coelho

 

MESA 1 – (MANHÃ - 9h)

Debatedor: Carla Montuori

 

Bela, recatada e do lar: uma análise da representação feminina através de discursos sobre Marcela Temer
Carina Borges Rufino

A imprensa como ferramenta de poder na América Latina
Luciana Pelaes Rossetto e Franco Alejandro López

Vistas sobre a imagem de representação da justiça
Patrícia Midőes de Matos

A interposição da lógica do espetáculo na ambiência religiosa
Sandra Penkal

O processo: a presidenta está ausente - uma análise da representação do impeachment de Dilma Rousseff no audiovisual brasileiro
Vivyane Garbelini Cardoso

 

MESA 2 – SEXTA (TARDE - 14h)

Debatedor: Tarcyanie Cajueiro Santos

 

Reflexões sobre um “pop mestiço”: articulações entre o pop e questões raciais na obra de Mariah Carey
Marco Aurélio Oliveira Giachetto

Consumir até morrer: relações entre o objeto e a imagem a partir do programa acumuladores compulsivos
Elcio Cassola Padovez

Seria possível uma sociedade do espetáculo musical? Notas iniciais sobre o desenvolvimento de um conceito
Fernando Gonzalez

No astral da TV para o Youtube: a migração dos produtos midiáticos entre plataformas
Júnia Teixeira Nogueira Lima

A cultura do espetáculo na Revista do Rádio entre 1953 e 1955
Lucia Carvalho Moreira Dias

Dreamworks. Cultura e sociedade do espetáculo: a imagem organizacional da Disney
Ana Luiza Andrade Ferreira de Moura

 

MESA 3 – SÁBADO (MANHÃ - 9h)

Debatedor: Juliana Doretto

 

Existe complementaridade de opostos no jornalismo contemporâneo?
Carolina Klautau

Poder midiático: a carnavalização eleitoral de 2018 a partir de representações discursivas das revistas Veja e IstoÉ
Cristiane Furlan e Anderson Benalia

Futebol ao vivo e twitter: segunda tela e as relações entre televisão e rede social digital
Dario da Silva Leite

Jornalismo e Redes Sociais: como se comporta a audiência do JN no Facebook
Ellen Cristiane Nogueira

Infotenimento na interface jornalismo/entretenimento: um estudo com o Jornal Super Notícia
Jennifer Silva Lucchesi

 

GT3 – Estudos Culturais na Comunicação Contemporânea

Coordenadora: Ana Luiza Coiro Moraes

 

MESA 1 – (MANHÃ - 9h)

Coordenadora: Profa. Ana Luiza Coiro Moraes
Debatedor: Marcelo Farina

 

Canclini e os estudos culturais latino-americanos: Comunicação, cultura e produção de sentidos
Karina de França Silva Valle

A construção da figura do louco no Piauí nas matérias do jornal I Dia: um panorama de 1970 até os dias atuais
Camila Fortes Monte Franklin

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC): uma análise à luz do circuito da cultura
Ana Luiza Fleck Saibro

Solidão digital: o passado não revelado como espírito do tempo
Gina Viviane Mardones Loncomilla

A cultura comunica o recalque: como o audiovisual transmite o Zeitgeist de nossa cultura num momento de crise de identidade ocidental
Leonardo de Souza Moura

 

MESA 2 – SEXTA (TARDE - 14h)

Coordenadora: Else Lemos
Debatedor: Fábio di Paula Assis Júnior

 

A verdade vos libertará: um estudo semiótico do tema da verdade na campanha de Jair Bolsonaro
Antonio Roberto Rossi

Misoginia e sexismo na mídia impressa: uma análise da construção da imagem e estereótipos relacionados às candidatas à Presidência da República de 1989 a 2018
Janete Monteiro Garcia

O feminismo à luz dos estudos culturais: o corpo como arma política e simbólica
Amanda Zanco e Andressa Monteiro

A mulher na mídia: uma reflexão sobre as construções discursivas em torno do corpo da mulher esportista no portal da revista Glamour
Camilla Rodrigues Netto da Costa Rocha e Irina Vianna Glindmeier Didier

A cultura do esporte: a recepção aos comentários esportivos da Rádio Gaúcha
Marcelo Bernardes Farina

A cultura do esporte: a recepção aos comentários esportivos da Rádio Gaúcha
Marcelo Bernardes Farina

 

MESA 3 – SÁBADO (MANHÃ - 9h)

Coordenadora: Ana Luiza Coiro Moraes

 

Blogs literários e consumo de literatura:a formação da identidade de um leitor-protagonista
Dorama de Miranda Carvalho

Melodrama infanto-juvenil na televisão brasileira
João Paulo Lopes de Meira Hergesel

Estratégias de aparição na cena pública: a potencialidade crítica e ética na denúncia contra o racismo
Lucas Afonso Sepulveda e Maria Lúcia de Almeida Afonso

A “escolha” ao consumir: (bens materiais, culturais ou simbólicos) é livre ou outorgada?
Lara Cristina Vollmer

 

MESA 4 – SÁBADO (MANHÃ - 9h)

Coordenadora: Marta Pongidor
Debatedor: Fábio di Paula Assis Júnior

 

Hibridismos na música feita por cristãos
Deivison Brito Nogueira

Forró ostentação e vaqueiro de luxo: a construção de um novo perfil identitário do sertanejo na música
Sanny Ravanne Da Cunha Rêgo

Representação da celebridade midiática no Brasil: o conceito instituído pela Revista Caras
Wardi Awada

O modo de ser bem sucedido: Comunicação, Consumo e Memória na Você S/A
Flavia de Vasconcellos Protta Sado

Claro enigma: reportagem de valor na representação de crianças com deficiência
Giselle Freire

 

GT 4 – Cultura do Ouvir e Ecologia da Comunicação

Coordenador: José Eugenio de O. Menezes

 

MESA 1 – SEXTA (MANHÃ - 9h)

Debatedor: Michelle Prazeres

 

Comida, um(a) self em frame
Fernanda de Araújo Patrocinio

Da construção da percepção ao usuário contemporâneo: uma introdução
Claudia Erthal

As fake news e o fluxo de refugiados venezuelanos no Brasil
Edna Fátima Pereira da Silva

Corpo e cidadania na São Paulo Fashion Week: subvertendo a iconofagia vigente
Marianna de Freitas Guimarães

Nara Almeida: e a transmissão ao vivo da sua morte
Ariana Nascimento da Silva

 

MESA 2 – SEXTA (TARDE - 14h)

Debatedor: Julia Lucia de Oliveira Albano da Silva

 

Redes de rádios populares Na América Latina: A Associação Latino-Americana de Educação Radiofônica e a aposta pelo Bem Viver
Vivian de Oliveira Neves Fernandes

Memórias radiofônicas: um estudo sobre as rádios livres sorocabanas das décadas de 1970 e 1980
Felipe Parra Alves de Oliveira

A dança dos mitos: a representação mítica na dança krump
Camilla Millan Coelho de Magalhães

Ritos e mitos da última favela do centro de SP: As narrativas que não são divulgadas na mídia
Natália de Campos Tamura

Marcas e música: investigação e análise sobre o programa de patrocínio Natura Musical
Regis Salvarani dos Santos

 

MESA 3 – SÁBADO (MANHÃ - 9h)

Debatedor: Roberto D’Ugo Junior

 

Relações trabalhistas e vínculos nos ambientes corporativos: desafios para a comunicação no futuro do trabalho
Vinícius Riqueto de Oliveira

Midiatização, organização e mundo do trabalho: Como o Biopoder e a Biopolítica podem interferir na Reputação das Organizações
Cristiane Malfatti

O humor e os vínculos no radiojornalismo: o quadro Buemba!, Buemba!, da BandNews FM
Christiano Fontes Blota

“Lamento, amigo. Escolha errada”. Uma crítica de Black Mirror: Bandersnatch a partir da Ecologia da Comunicação
Gislene Pereira e Tadeu Iuama

Ecologia da comunicação: genealogia de um conceito
Renan Tetsuo Omura e Leonardo de Souza Aloi Torres

 

GT 5 – Comunicação e Cultura de Visualidade

Coordenadora: Simonetta Persichetti
Debatedora (todas as mesas): Deysi Cioccari

 

MESA 1 – SEXTA (MANHÃ - 9h)

 

CORPUS ALIENUM: a influência do discurso midiático das dietas na formatação da imagem do corpo feminino
Rodrigo Daniel Sanches

#Semfiltro: a autorrepresentação fotográfica nas redes sociais
Elis Marina da Silva Souza

O que dizem os corpos negros? A inscrição das relações raciais no cinema brasileiro contemporâneo
Breno Henrique de Almeida Rocha

Estudo da cobertura da greve geral de 30 de junho de 2017, realizada por jornalistas livres e mídia ninja no Instagram
Bárbara Fcamidu

A linha vermelha: Therese Frare e a Representação Fotojornalística da AIDS na década de 1990
Miguel Perez Orrico Groisman

 

MESA 2 – SEXTA (TARDE - 14h)

 

Imagem, discurso e comunicação: O ethos retórico-discursivo no telejornalismo popular(esco) das décadas de 1980 e 1990
Carlos Alberto Garcia Biernath

Sustentabilidade social no filme El Sistema. Representações a partir do pensamento de Vanda Bellard Freire
Felipe Aragão Campos Salles

Jogos sem fim: o jornalismo esportivo e os filmes produzidos pela plataforma Olympic Channel
Gustavo de Araujo Longo

A construção das figuras femininas na narrativa cinematográica Chega de Saudade de Laís Bodanzky
Maria Fernanda Cavassani

A remidiação da performance no cinema: The Space in Between - Marina Abramović e o Brazil
Huli Balász

 

MESA 3 – SÁBADO (MANHÃ - 9h)

 

Olhando anônimos sem roubar seu anonimato: uma análise do Ensaio Fotográfico Heroés del Brillo
Caio Dayrell Santos

Fotojornalismo sob tensão: do spot news às narrativas humanitárias
Wagner Ribeiro da Silva

Vídeo comunitário estudantil: a autorrepresentação de moradias estudantis universitárias
Eduardo de Souza de Oliveira

O novo fotojornalismo na contemporaneidade
Laura Duarte Uliana

Fotografia documental de mulheres no brasil contemporâneo: Pensando modos de ver o território
Daniela Fonseca Moura

 

GT6 – Mídia, Poder e Organizações

Coordenador: Luís Mauro de Sá Martino

 

MESA 1 – SEXTA (MANHÃ - 9h)

Debatedor: José Augusto Lobato

 

Representações da ideologia do terceiro setor em ONGs de comunicação
Camila Acosta Camargo

Identidades plurais, visão singular: a articulação da comunicação em organizações no contexto global
Vanessa Rodrigues Puerta de Souza

Tensões na relação entre gestante e obstetra: O medo da dor, a violência obstétrica e a escolha entre uma cesariana e um parto
Julia Ester de Paula

Ciências das merendinhas: comunicação, mídia e poder
Fabiola Ballarti Chechetto

 

MESA 2 – SEXTA (TARDE - 14h)

Debatedor: Dorama Miranda Carvalho

 

Discurso midiático sobre incêndio do Largo do Paissandú: uma análise do consumo do discurso da judicialização para explicar as ocupações urbanas no contexto de tragédias midiatizadas
Sheila Mihailenko Chaves Magri

Criança, comunicação e consumo: Um estudo compreensivo do canal de brinquedo Totoykids no YouTube
Everaldo Pereira

Nostalgia para consumo: passado, memória e inspiração no âmbito da comunicação de marcas
Ingrid Pfützenreuter Castanho Bizan

Modernização ou reforma trabalhista. Disputa de enquadramento e na comunicação do Ministério do Trabalho
Enise de Castro Silva e Túlio Cesar Salvan Pagnan

 

MESA 3 – SÁBADO (MANHÃ - 9h)

Debatedor: Helena Jacob

 

Fontes de informação na cobertura da Operação Lava Jato: uma análise dos jornais franceses Le Monde, Le Figaro e Libératio
Anita Hoffman

O Tribunal Superior Eleitoral e as redes sociais digitais: os desafios da suprema corte eleitoral na era da comunicação digital
Victor Dias Grinberg

O poder legislativo municipal como espaço midiático de transparência, participação social e educação cidadã
Paulo Antônio de Sousa Marquêz

Wikileaks e os vazamentos diplomáticos de guerra dos EUA: uma análise do processo colaborativo jornalístico das publicações com a mídia de massa
Marina Nossa Neto

 

MESA 4 – SÁBADO (MANHÃ - 9h)

Debatedor: Roberta Brandalise

 

Relação de fundadoras de startups com públicos de interesse
Juliana Aparecida Galdino Gomes Wruck

Dispositivos interacionais acionados na mudança do modelo de gestão de uma organização: estudo de caso da câmara de comercialização de energia elétrica
Ana Paula Rodrigues dos Santos

Comunicação, prescrições e renormatizações:os impactos da transformação digital no ambiente de trabalho e o papel da comunicação como mecanismo de poder
Daniela Biondo

Autocrítica jornalística na teoria da crítica de imprensa
Juliana de Amorim Rosas

 

GT7 – Comunicação e Algoritmos

Coordenador: Marcelo Santos

 

MESA 1 – SEXTA (MANHÃ - 9h)

 

Deliberação dos atores sociais em protestos no Brasil: análise da comunicação pela rede social Tuíter nos movimentos de 2013, 2015 e 2016
Anelisa Maradei

Significados culturais e tecnologias algoritimas: como decisões automatizadas podem subverter ou intensificar regulações sociais
Victor Varcelly Medeiros Faria

Construção de identidades de comunidades digitais: o caso do Grupo LDRV
Rodrigo Duarte Bueno de Godoi

“isso a Globo não mostra”: a democratização da comunicação, a perda de legitimidade da mídia tradicional e a relação com as fake news e os discursos de ódio
Eliana Regina Lopes Loureiro

 

MESA 2 – SEXTA (TARDE - 14h)

 

A publicidade e o politicamente correto: narrativas publicitárias na construção de valores simbólicos
Thiago Garcia Martins

Advergames. Proposta de alargamento do conceito
Fernando Gualberto

A viralização midiática no Youtube: o caso da Falta que a Falta Faz no canal Jout Jout Prazer
Marcela Aparecida de Marcos

Felicidade performática: uma discussão teórica acerca do papel dos influenciadores digitais
Nathalie de Almeida Hornhardt

 

MESA 3 – SÁBADO (MANHÃ - 9h)

 

BBC News e o processo de produção de notícias no Facebook
Jenifer Neves Costa

A cobertura de eventos terroristas na sociedade em rede: os atentados em Mogadíscio e Paris na perspectiva de cinco veículos jornalísticos

Lilian Ribeiro Sanches

A fanpage da Câmara de Cubatão (SP): comunicação institucional e letramento político digital
Michel Carvalho da Silva

Leitura e algoritmos: condições de acesso a livros digitais em telefones celulares
Taynée Mendes Vieira

 

GT8 – Comunicação na Contemporaneidade

Coordenador: Carlos Costa
Debatedor: José Geraldo de Oliveira

 

MESA 1 – SEXTA (MANHÃ - 9h)

 

São Paulo quer ser smart city. Comunicação estratégica ou tendência do mercado tecnológico?
Regiane Maria da Silva Bianchini

Cultura, rituais e práticas consumeristas: a alimentação enquanto dimensão comunicativa
João Eudes Portela de Sousa

Existe match entre a comunicação e o comprometimento? Estudo em empresas com áreas estruturadas de comunicação organizacional sobre a influência da comunicação no comprometimento de vínculo afetivo
Denise Pragana Videira

O transporte medieval que vai parar na mesa das pessoas: o papel da comunicação no mundo do trabalho dos carregadores da CEAGESP
Jamir Osvaldo Kinoshita

A Comunicação no direito digital
Ciro Ferreira da Silva Junior

 

MESA 2 – SEXTA (TARDE - 14h)

 

A umbanda como manifestação cultural no ambiente escolar: análise de comentários de usuários da rede social Facebook
Cristina Vieira Barbosa

Skeumorphismo: vínculos e identidade em ambientes digitais
Giovanni Malavasi

O problema é não ver o problema: uma visão semiótica da campanha “o machismo mata”
Kátia Bizan

Viralizando nas fronteiras abertas do Linkedin
Adriana Cristina Alves do Amaral

Fanpage do SINDJOR/PI como estratégia de comunicação: os desafios das organizações nas relações com os públicos nas mídias digitais
Márcia Gabriele Araújo de Sousa

 

MESA 3 – SÁBADO (MANHÃ - 9h)

 

Reorganização de redações no Brasil: Análise dos processos de produção do Estadão e do Huffpost
Jonas Gonçalves da Silva

Drummond, a poesia social e o jornal
Heitor Ferraz Mello

Herança midiática familiar e a ritualização do consumo: um estudo de caso do consumo midiático do rádio
Leonardo Bars Humes

Fake News: Um conceito em disputa
Fernando Figueiredo Strongren

Produção de sentido em o dia e o estado sobre as Diretas Já: a campanha pelas eleições diretas nos impressos em Teresina (PI)
Márcia Gabriele Araújo de Sousa

 

MESA 4 – SÁBADO (MANHÃ - 9h)

 

O vídeo documentário, as grandes corporações e os impactos
Antonio César Ramos Ribeiro

Imagens bélicas: A máquina de guerra Hija de Perra
Thiago Henrique Ribeiro dos Santos

A representação do robô, androide e inteligência artificial: Análise da representação imagética de personagens artificiais de filmes de ficção científica e comparação com tecnologias existentes
Pamella Regina D’Ornellas

Vai garota: o protagonismo feminino como retórica para a convocação do modo de ser empreendedor
Bruno Vasconcelos Lima e Carolina Fabris Ferreira

Memória, comunicação e consumo: sobre espaços biográficos no Day1 Endeavor
Kátia Martis Valente

Público

Alunos da graduação, pós – graduação, mestrandos, pesquisadores e interessados.