Comunicado a respeito da Covid-19 – 1º de abril

Aos alunos da Faculdade Cásper Líbero, seus pais ou responsáveis

Estamos todos nós, juntos e de maneira imprevista, nos adaptando a essa nova realidade do isolamento social em razão da epidemia de covid-19 que grassa em todo o mundo. Diariamente, vimos lidando em nossas vidas particulares com o sobressalto, a ansiedade e o medo em relação ao que está ocorrendo ou àquilo que ainda está por acontecer. O momento é excepcional e pede serenidade. A atividade intelectual desenvolvida por uma instituição de ensino e a atuação de todos os profissionais que nela trabalham talvez possam servir de antídoto contra a desesperança e a angústia que estão dominando neste momento a vida social mais ampla, convidando-nos antes a assumir uma postura positiva, gregária e, sobretudo, luminosa em relação a tão grave problema.

Tendo em vista algumas questões que estão nos sendo apresentadas em relação à redução das mensalidades praticadas pela faculdade, vimos esclarecer que em momento algum suspendemos as atividades pedagógicas prestadas, garantindo imediatamente, de forma remota, em consonância com a portaria publicada pelo MEC em 17/3/2020, a oferta das aulas.

Lembramos ainda que não está havendo precarização na oferta das disciplinas, tampouco a substituição das aulas presenciais por aulas em EAD, modalidade em que a Cásper, inclusive, não atua. Após alguns ajustes naturais, dada a imprevisibilidade da situação, as disciplinas dos cursos de graduação em Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Rádio, TV e Internet, dos cursos de Lato Sensu e, a partir de agora também, do curso de Mestrado estão sendo ministradas regularmente, adaptadas por sua vez para ambientes tecnológicos virtuais.

Naturalmente, a Faculdade não pode se furtar a demonstrar sua solidariedade àqueles alunos, pais e responsáveis que estejam passando por dificuldades financeiras nesse momento tão agudo, entretanto é preciso pontuar que as instituições de ensino de todo o país continuam arcando não somente com os custos da folha de pagamento de professores e funcionários, como também com as despesas de manutenção de todos os seus setores, que não sofreram ainda redução de nenhuma espécie desde que teve início a pandemia.

Vamos continuar acompanhando atentamente a evolução dos acontecimentos e tomar as medidas necessárias para mitigar, na esfera de nossas possibilidades, os prejuízos causados pela crise que ainda vimos atravessando.

Cordialmente,
Faculdade Cásper Líbero